Definir um gráfico

O entendimento deste capítulo depende da leitura prévia do capítulo Estrutura Básica

As explicações a seguir inserem-se nos pontos do capítulo Gráficos > Criar ou alterar janela onde se faz referência à definição de gráficos

Este capítulo compõe-se dos tópicos listados abaixo. Clique sobre o tópico desejado para mover-se diretamente para ele

Escolher item a ser apresentado graficamente

Definir os parâmetros

Visual

Empresa

Legenda

 

Escolher o ítem a ser apresentado graficamente: As explicações a seguir inserem-se nos pontos do capítulo Gráficos > Criar ou alterar janela onde se faz referência à definição de gráficos. Clique sobre a família à qual pertence a informação que você pretende apresentar na forma gráfica. A título de exemplo, seguiremos os passos para a criação de um gráfico apresentando a cotação de fechamento. Neste caso, a opção a ser escolhida é Cotações uma vez que esta é a família a que pertence o fechamento. Surgirá no quadrado abaixo a lista de todos os ítens que integram as cotações. Clique sobre o ítem desejado (neste exemplo, o fechamento)

 

Definir os parâmetros:  O passo seguinte é clicar sobre a orelha Parâmetros para definir características tais como moeda, ajuste por proventos,etc. A orientação para definir os parâmetros do gráfico é a mesma que encontra-se nos capítulos das respectivas janelas específicas (Exemplo: a orientação para definir os parâmetros para apresentação da cotação de Fechamento na forma gráfica encontra-se no capitulo Cotações > Em janela específica)

 

 

Visual: O passo seguinte é clicar sobre a orelha Visual  (ao lado direito da orelha Parâmetros da ilustração acima). Você alcançará a tela para definir a aparência que você deseja para este gráfico: cor, tipo de linha e grossura. O parâmetro Lado da escala, que encontra-se nesta tela, está explicado no capítulo Gráficos > Duas empresas

 

 

Empresa: Há ainda a orelha Empresa cuja utilidade está explicada no capítulo Gráficos > Duas empresas

 

 

 

 

Legenda: O sistema compõe a descrição do gráfico a ser apresentada na legenda (ver capítulo Gráficos > Características da janela) de maneira a registrar a definição de todos os parâmetros (moeda, ajuste, etc). Se entretanto você preferir substituir a descrição criada automaticamente por outra escrita por você, é possível fazê-lo usando os espaços oferecidos na tela de escolha do ítem (a que tem orelha Título, conforme ilustração ao lado)